terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dica de Disco: Gabriel O Pensador - Quebra - Cabeça (1997)



Quebra-Cabeça é o terceiro álbum de estúdio do rapper brasileiro Gabriel o Pensador, lançado em 1997.
É o disco de maior sucesso comercial de Gabriel, com mais de 500 mil cópias vendidas (disco de platina duplo). Tem como principais singles as canções "2345meia78" (cuja letra versa sobre paquera e solidão), "Dança do Desempregado" (uma divertida sátira aos grupos de pagode e samba, cuja letra fala sobre o desemprego), "Cachimbo da Paz" (com a participação do cantor Lulu Santos, esta letra tem como temática central o tráfico de drogas) e "Festa da Música" (uma homenagem aos artistas de todas as estirpes da música brasileira).
A crítica social das letras aborda ainda outros temas como o problema dos menores abandonados (em "Pátria Que Me Pariu"), a saúde pública ("Sem Saúde"), o alcoolismo ("+ 1 Dose", recriada a partir de "Por Que a Gente é Assim", do grupo Barão Vermelho, que também participa da nova versão) e a violência urbana (em "Bala Perdida").
A canção "Pátria Que Me Pariu" ganhou uma versão instrumental, que encerra o disco, intitulada "O Sopro da Cigarra", com a participação do trompetista Márcio Montarroyos.

Faixas

  1. Pátria que me Pariu
  2. 2345meia78
  3. Cachimbo da Paz (part. especial Lulu Santos)
  4. Sem Saúde
  5. Pra Onde Vai?
  6. En La Casa
  7. + 1 Dose (part. especial: Barão Vermelho)
  8. Dança do Desempregado
  9. Eu e a Tábua (part. especial: Evandro Mesquita, Márcia Bulcão e Hannah Lima, todos membros do grupo Blitz)
  10. Bala Perdida
  11. Festa da Música
  12. O Sopro da Cigarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário